Guimário dos Anjos Nascimento
Monografia apresentada** ao curso de Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira: Fundamentos e Metodologia. Convênio APLB – Fundação Visconde de Cairu. Para fins de obtenção do Título de Especialista
Orientadora: Profª Odete Uzêda da Cruz
** Em 2007
RESUMO
O presente trabalho propõe uma reflexão sobre as transformações na vida social e política dos ex-alunos do Instituto Cultural Steve Biko advindas da disciplina Cidadania e Consciência Negra - CCN. Traçamos o contexto político em que foi criado o Instituto e a sua importância para as ações dos movimentos sociais em Salvador. A prática pedagógica da disciplina CCN visa desenvolver e estimular a auto-estima, identidade negra, cidadania e o combate à discriminação racial. O referencial teórico deste trabalho reporta-se à autores como Kabengele Munanga, Ana Célia Silva, Carlos Hasenbalg, Stuart Hall. Através de entrevistas com os professores e coordenadores procurei analisar como surgiu a disciplina, como se realizou a sua estruturação e quais as metodologias pedagógicas utilizadas. As entrevistas com os ex-alunos demonstram as principais transformações psicológicas e atitudinais provenientes do CCN. Por fim, este trabalho demonstra a importância do CCN na trajetória do Instituto Cultural Steve Biko e sugere a adoção dessa disciplina na rede pública de ensino, como alicerce para o real aproveitamento das mudanças propostas pela Lei 10.639/2003.
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