sábado, 25 de setembro de 2010

(Monografia) Análise dos Impactos Socio-Econômicos e Culturais das Ações do Instituto Steve Biko no Vestibular da UFBA

George Roque Braga Oliveira

Versão preliminar* do trabalho de conclusão de curso apresentado no curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Bahia como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Ciências Econômicas

Orientador: Prof. Dr. Henrique Tomé da Costa Mata.

*Aprovada em 31 de julho de 2008 sem modificações.


RESUMO


O presente trabalho intitulado “Análise dos impactos socio-econômicos e culturais das ações do Instituto Steve Biko no vestibular da UFBA” consolida um estudo voltado para inclusão sócio-econômica através da educação. Após abolição do trabalho compulsório em 1888, os africanos e seus descendentes passaram a reivindicar ações compensatórias que possibilitem reparar os danos históricos causados durante e após o regime escravista no Brasil. A intervenção do Estado, através da reserva de vagas nas universidades públicas para afro-descendentes, surge como uma das alternativas para amenizar as disparidades étnico-raciais existentes no país. O presente estudo, de natureza exploratória, tem como objetivo analisar a contribuição do Instituto Steve Biko (ISB) para a inserção de jovens negros na Universidade Federal da Bahia (UFBA) nos vestibulares dos anos de 2005 a 2008. Para realização do estudo foi realizada uma pesquisa de campo com os egressos do ISB aprovados na UFBA após a implementação do sistema de cotas que ocorreu no vestibular 2005.


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(Monografia) Cidadania e Consciência Negra no Instituto Cultura Steve Biko

Guimário dos Anjos Nascimento

Monografia apresentada** ao curso de Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira: Fundamentos e Metodologia. Convênio APLB – Fundação Visconde de Cairu. Para fins de obtenção do Título de Especialista

Orientadora: Profª Odete Uzêda da Cruz

** Em 2007


RESUMO


O presente trabalho propõe uma reflexão sobre as transformações na vida social e política dos ex-alunos do Instituto Cultural Steve Biko advindas da disciplina Cidadania e Consciência Negra - CCN. Traçamos o contexto político em que foi criado o Instituto e a sua importância para as ações dos movimentos sociais em Salvador. A prática pedagógica da disciplina CCN visa desenvolver e estimular a auto-estima, identidade negra, cidadania e o combate à discriminação racial. O referencial teórico deste trabalho reporta-se à autores como Kabengele Munanga, Ana Célia Silva, Carlos Hasenbalg, Stuart Hall. Através de entrevistas com os professores e coordenadores procurei analisar como surgiu a disciplina, como se realizou a sua estruturação e quais as metodologias pedagógicas utilizadas. As entrevistas com os ex-alunos demonstram as principais transformações psicológicas e atitudinais provenientes do CCN. Por fim, este trabalho demonstra a importância do CCN na trajetória do Instituto Cultural Steve Biko e sugere a adoção dessa disciplina na rede pública de ensino, como alicerce para o real aproveitamento das mudanças propostas pela Lei 10.639/2003.


Para fazer o download da Monografia de Guimário dos Anjos Nascimento, CLIQUE AQUI.

 

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